quinta-feira, 6 de agosto de 2015

E finalmente --- Croácia (Parte 1)

Sim já passaram praticamente 2 meses e nada acerca da Croácia...
Já há algumas semanas que tenho escrito apontamentos em papel acerca da viagem, hoje finalmente para computador.



Antes de iniciar a viagem nunca a batizamos como uma mochileiras trip, mas depois de alguns dias chegámos à conclusão que era sem duvida uma mochileiras trip...
 
4 raparigas
1 carro
1 Gps
4 mochilas
1 macaco adotado posteriormente...
 
Dia 1 -  2 de Junho
 
Voo Lisboa -  Genebra: Chegadas bem cedinho a Lisboa, bem que a nossa aventura se inicia, o voo está atrasado 2:45min, logo aí a nossa viagem sofreu alterações já que tínhamos programado passar o dia em Genebra... Chegadas a Genebra ainda deu para dar uma voltinha, comer no MAC (que custou como se tivéssemos ido a um razoável restaurante em Portugal) e bora para Dubrovnick...
 
 
 
Ponte de Monte Branco - Genebra
 
Chegadas ao aeroporto de Dubrovnick, fez-se logo sentir o calor daquela cidade, em Junho já é muito quente por lá, fomos orientar as coisinhas do carro e procurar a casa que tínhamos reservado para a nossa estadia na cidade.
Foi bastante complicado encontrar a casa, mesmo com GPS, uma vez que na Croácia grande parte das casas ficam em socalcos e os residentes aproveitam para fazer de anexos apartamentos para turistas, o que acabou por ser o nosso caso, ficámos alojadas no Apartement Marina, aconselho vivamente, a senhoria foi muito simpática, fez-nos uma integração da cidade e aconselhou-nos acerca de praias, sítios onde ir, melhores horas entre outros pormenores...
Fomos jantar Piza ao Mezzanave, saiu barato e a primeira impressão foi ótima, as pessoas são muito simpáticas.
 
 
 
Após o tão esperado jantar fomos para casa recarregar energias para o dia seguinte...
 
Dia 2 - 3 de Junho
 
Optamos por organizar a nossa viagem da seguinte forma: uma das refeições era realizada no apartamento ou sandes e fruta e outra num restaurante característico da cidade onde estávamos.
De manhã íamos sempre ao hipermercado comprar água, fruta, leite, pão entre outros mantimentos para tomar o pequeno-almoço e preparar o nosso dia. Em Dubrovnick íamos ao hipermercado Tommy, os preços são idênticos aos praticados em Portugal.
Após a preparação do nosso "almoço" seguimos a pé para a cidade velha, optamos por andar a pé, os estacionamentos são pagos e não são muito abundantes.
Uma das curiosidades é que na cidade velha em Dubrovnick é gravada a série Game of thrones, o que me suscitou bastante curiosidade, uma vez que a afluência de turistas é tanta que me custa perceber quando é que eles fazem as gravações...
Na cidade velha podemos abastecer as garrafas de água na Fonte Grande de Onofrio, a água é fresca e de qualidade.
Uma vez que se fazia sentir muito calor para visitar as muralhas optamos por ir a uma ilha ali perto a ilha de Lokrum, esta ilha revelou-se uma ótima opção uma vez que a água é espetacular e tem muito para ver.
 
Old town

 
Lokrum

 
Lokrum
 
Ao final da tarde, já com temperaturas mais amenas, regressamos à cidade velha para visitar as muralhas, através destas conseguimos ter uma vista fabulosa da cidade, inicialmente ainda ponderamos ir ao teleférico da cidade, mas depois da visita às muralhas optamos por não ir. São cerca de 2 horas ou mais a andar a pé, subir e descer escadas, tirar fotografias e observar.
Depois de tanto caminhar e de termos observado uma esplanada que nos suscitou curiosidade optamos por ir em busca da mesma, chama-se ZTOBard.
 
 
Escadas nas muralhas



 
Vista para Lokrum das muralhas


 
ZTO Bard

 
Pan Zlatni -  uma das marcas de cerveja na croácia
 
 
Já se fazia tarde e fomos rapidinho a casa arranjarmo-nos e o objetivo daquele dia era ir jantar ao Ladi Pi, um restaurante que a Maria tinha ouvido falar e que valeu a pena ir, íamos perdendo a vaga uma vez que foi uma correria para lá chegar mas conseguimos.
Comemos mista de peixe, salada de polvo, batata frita e bebemos vinho branco. O peixe é servido com legumes e Bozu bat bar, outro bar com uma vista fantástica.
 
 
Mista de peixe no Ladi Pi
 
 
Dia 3 - 4 de Junho
 
Realizámos o check-out do apartamento e fomos visitar alguns sítios que restavam incluindo o porto novo, alguns pontos da old town, comer um gelado, que são ótimos na Croácia e fomos à Banje beach, após o almoço seguimos viagem para Hvar.
 
 
Porto Novo

 
 
 
Marina da old town
 

 
Banje Beach
 
Após o almoço seguimos viagem, há um aspeto importante a referir, entre Dubrovnick e Drvenik há uma pequena parte que pertence à bósnia, razão pela qual existe um controlo de documentação à entrada e à saída desse território, basta mostrar o cartão de cidadão ou então o passaporte.
Já que estávamos em território bósnio decidimos ir a uma cidade bósnia, fomos a Neum, surgiu a fome e optaram por pedir robalo grelhado, ainda houve tempo para um mergulho. As pessoas aqui também foram extremamente simpáticas. O senhor que serviu o peixe esteve com bastante trabalho a tirar todas as espinhas do mesmo e no final o preço foi muito em conta.
Após esta pausa seguimos viagem até Drvenik para irmos de ferry até Hvar. Tinhamos consultado previamente preços e horários de forma a não desperdiçar muito tempo à espera.
O ferry demora cerca de 30 minutos até Hvar.
 
 
Neum




 

 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Madeira 2021 - Muito Bolo do Caco, Poncha e Brisa maracujá

O destino escolhido para este ano foi a Madeira. Juntámos conhecidos com desconhecidos e lá fomos 5 aventureiros à descoberta da ilha. No pr...